quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

Unicef conhece projeto de assistência às mães

Funcionárias do Unicef da Inglaterra vão angariar recursos para melhorias no atendimento à saúde de famílias cearenses


Canindé. Uma comissão composta por funcionários do Fundo das Nações Unidas para a infância (Unicef) de Fortaleza, Brasília e da Inglaterra, no Reino Unido, visitaram, na manhã de ontem, os trabalhos desempenhados no Posto do Programa Saúde da Família (PSF), no distrito de Bonito, zona rural do município, distante 126km de Fortaleza. A visita teve o objetivo de conhecer o trabalho realizado junto às gestantes, principalmente no que se refere ao pré-natal e ao diagnóstico do vírus HIV/Aids.

No período da tarde, a comitiva visitou o Projeto Amor à Vida, considerado referência no Estado para a prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs). A iniciativa também tem o objetivo de angariar fundos para colaborar com os projetos realizados nos países em desenvolvimento, no caso do Brasil, e de propor melhorias para o atendimento público na saúde.

Com a visita, as funcionárias do Unicef da Inglaterra, Paula Pearce e Sarah Hodson, informaram que irão agilizar, assim que voltarem ao país de origem, ações para a construção de um posto de saúde no distrito de Caiçara.

Antes de chegarem à Canindé, a comitiva passou por São Paulo e Fortaleza, para conhecerem a realidade dos projetos desenvolvidos na área da prevenção e conscientização dos ricos à saúde nos centros urbanos.

“É uma realidade muito diferente da que temos na Inglaterra. Temos que ajudar essas pessoas”, diz Paula Pearce. E completa: “trabalhamos para arrecadar fundos para os projetos em prol do combate à Aids no Brasil”. Segundo a coordenadora da área de Aids do Unicef de Brasília, Daniela Ligiero, é a primeira vez que as funcionárias do Unicef do Reino Unido têm a oportunidade de conhecer a realidade dos trabalhos realizados no semi-árido nordestino. Na ocasião, será produzido um documentário sobre a visita e o trabalho dos funcionários do PSF como forma de sensibilizar empresários britânicos e demais organizações internacionais para o desenvolvimento humano de qualidade em países da América Latina.

O documentário abordará a prevenção e o pré-natal das gestantes, como as futuras mamães chegam ao posto de saúde, as principais dificuldades encontradas durante o período da gestação do bebê, além de outros cuidados essenciais à melhor qualidade de vida da criança e da mãe. “Iremos abordar o trabalho que o Unicef realiza no País”, reforça.

Para a secretária de saúde de Canindé, Clara de Assis Chaves, a visita da comitiva da Inglaterra e de Brasília é muito importante por saber que o Unicef está empenhado em melhorar os resultados do atendimento da saúde pública no município. “É uma visita bastante favorável. Não porque estamos empenhados apenas no combate às possíveis doenças que podem ser ocasionadas durante a gestação, mas porque temos um trabalho de conscientização e educação”.

Nenhum comentário: